Pequeno-almoço e lanche, Receitas

Petit Gateau de cacau

É para aqueles dias em que nos apetece algo especial, um docinho, ou uma lambarice,  que segue a seguinte proposta. Esta é uma versão saudável do tão famoso petit gateau, sem farinhas adicionadas e com um intenso sabor a cacau. Alerto que não é doce! Se assim preferir deve adicionar chocolate em pó e não cacau. Esta receita deve dar para uns 3 bolinhos, enchendo as formas muito bem. No meu caso deu para 6, pois eu coloquei pouca massa em cada forma, por isso ficou mesmo petit!

A nutricionista e blogger Helga Teixeira que nos sugere este miminho, diz que tem apenas 120 kcal, por isso podemos comer sem peso na consciência! Eu fiz a versão com cacau, acompanhada com morangos, que lhe confere o sabor mais doce. Fica excelente! Diria mesma que foi “o morango no topo do bolo”! 🙂 Já o meu marido torceu um bocadinho o nariz, pois é muito guloso e “dociqueiro”. Para a próxima experimento com o chocolate em pó a ver se o conquisto!

Bom apetite!

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
  • 50g de cacau magro em pó (se preferir mais doce em vez de cacau coloque chocolate em pó)
  • 100ml de leite magro (ou bebida vegetal, como soja ou coco, se preferir)
  • 1 colher de café de margarina e 1 colher de sopa de cacau magro em pó (para untar)

 

Preparação:

  1. Coloque o ovo, o açúcar, os 50g de cacau e os 100ml de leite no liquidificador de e misture bem.
  2. Coloque a massa em formas para queques untadas com margarina e cacau em pó (a massa deverá dar para 2 ou 3 porções, dependendo do tamanho das formas).
  3. Leve ao forno só na altura em que irá servir, para o interior do Petit Gateau ficar húmido e quente – se o fizer com antecedência vai ficar uma espécie de queque.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 7-10minutos – vá vigiando e logo que o topo do petit gateau deixe de estar líquido e fique ligeiramente cozinhado, retire do forno (para garantir que o interior está líquido).
  5. Sirva de seguida polvilhado com cacau em pó, canela ou coco ralado.

Nota: pode acompanhar por exemplo com frutos vermelhos

Adaptado do blog nutricionistahelgateixeira.com

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