Pequeno-almoço e lanche, Receitas

Panquecas de cacau

Hoje foi um daqueles dias em que acordei com vontade de comer algo diferente. Pois, enchi-me de coragem, acordei muito cedo, arregacei mangas e toca lá a preparar Panquecas de Cacau. A receita é da Isabel Silva e está disponível no seu livro O Meu Plano do Bem. São apenas necessários 10 minutos para preparar esta delícia, depois mais 5 minutos para pensar no recheio, que pode ser o que quiser, ou o que mais lhe apetecer! As panquecas não têm açúcar (como era de prever), por isso pode sempre acrescentar algo doce, como fruta, iogurte, compota ou algum xarope (por exemplo de acer, coco ou outro qualquer). Recentemente comprei um xarope de tâmaras (indicado neste livro) que é delicioso! Para mim são produtos  novos, mas como sou curiosa, gosto sempre de experimentar! Mas é como lhe disse,  o recheio é o que quiser! O meu marido, como é um guloso, recheou com Nutella. Já o pequenito gostou das panquecas com compota de morango. Eu fiquei-me pela fruta, frutos secos, sementes e um pouco de queijo ricotta. Basta ter um pouco de criatividade e fica com um prato divinal para começar o dia da melhor forma, ou até mesmo para o lanche da tarde. Vá experimente, vai ver que vai gostar!

INGREDIENTES

  • 1 gema
  • 3 claras
  • 6 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 2 colheres de sopa de cacau
  • 1 colher de sopa de maca (*nota no final)
  • 100 ml de bebida vegetal de amêndoa

 

PREPARAÇÃO

  1. Misture todos os ingredientes num processador.
  2. Coloque uma concha de massa numa frigideira antiaderente apenas morna, e espere um minuto antes de virar para fritar do outro lado.
  3. Sirva de seguida, podendo acompanhar com os mais diversos recheios (fruta, iogurte, queijo creme, requeijão, xarope de tâmaras, etc.).

 

Nota: A Maca é um produto que adquiri numa loja de produtos biológicos (A Celeiro). De acordo com informação no livro “O meu Plano do Bem”, provêm da África do Sul e diz-se que era consumida pelos guerreiros incas antes de partirem para uma batalha. Isto provavelmente pela sua riqueza nutricional, com forte percentagem de hidratos de carbono, fornecendo muita energia e ajudando a prevenir o cansaço. Tem um sabor doce, por isso combina bem com iogurtes ou sumos.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *