Pequeno-almoço e lanche, Receitas

Barritas de granola e morangos

Tenho sempre alguma dificuldade em decidir o que comer a meio da manhã ou ao lanche, isto claro se quiser fugir do básico e tradicional pão torrado ou pão com queijo e fiambre. Depois de folhear o livro da Maria João Clavel, a autora do blog Clavel’s Cook, decidi experimentar a sua receita de barritas energéticas (p. 148).  Este livro foi lançado recentemente e posso-vos dizer que é muito bom. 🙂 É muito original e tem receitas ótimas. Coloco a imagem do livro a seguir .

Estas barritas têm a particularidade de levar morangos, um fruto que eu adoro! Arregacei mangas e decidi experimentar. Ficaram muito boas e diferentes de outras barritas, cuja receita que já tinha publicado aqui no blog. Só achei que ficaram muito finas, pois não deveria ter esticado tanto a “massa”. Por isso, se experimentarem tenham isto em atenção. Devem moldar a “massa” em forma de um rectangular, mas não muito espalmada. O sabor é muito bom!  🙂

Segue a receita.

INDREDIENTES

  • 200g de aveia
  • 30g de sementes variadas (girassol, sésamo, linhaça, abóbora…)
  • 60g de avelãs
  • 1c. de sopa de mel
  • 1c. de sopa de óleo de coco
  • 10 morangos
  • 80g de tâmaras
  • 80 ml de água

 

PREPARAÇÃO

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro e espalhe a aveia, as avelãs picadas em pequenos pedaços e as sementes.
  3. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos até ficarem tostadas.
  4. Depois de lavar muito bem os morangos, corte-os em pequenos pedaços e reserve.
  5. Pique as tâmaras, adicionando-lhe um pouco de água, para que fique uma espécie de pasta. Reserve.
  6. Numa panela junte o mel, o óleo de coco, os morangos e a pasta de tâmaras e leve ao lume. Deixe ferver e assim que estiver tudo bem derretido retire do lume.
  7. Deixe arrefecer o preparado anterior e depois junte à mistura de aveia, amassando bem, moldando-o até formar um rectângulo compacto.
  8. Coloque novamente sobre uma folha de papel vegetal num tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 15 minutos até ficar dourado e endurecer.
  9. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e corte em barras.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *