Pequeno-almoço e lanche, Receitas

Pão de espelta sem fermento

Confesso que já há algum tempo que tinha a intenção de fazer pão, mas só decidi avançar depois de ver esta receita da nutricionista Magda Roma no seu livro “A dieta anticancro”. Trata-se de uma receita muito simples e com poucos ingredientes. No início até achei que não ia correr bem, pois parecia-me tudo muito simples, mas a verdade é que ficou ótimo. Muito fofo e com um sabor muito bom! Eu fiz pequenas alterações à receita original. Por exemplo, essa diz para usar farinha de espelta integral, como não tinha usei a farinha de espelta normal. Também coloquei um pouco mais de bicarbonato de sódio e o leite vegetal usei de aveia. Acredito que seguindo literalmente a receita original a textura e o sabor do pão seja idêntico.

O pão por vezes provoca mal estar intestinal, inchaço ou gazes devido à ação do fermento. Neste caso, esta é uma boa alternativa, pois como não tem adição de fermento, não vai sentir esses efeitos.  É ótimo quando comido ao pequeno almoço ou lanche.

INGREDIENTES

  • 500g de farinha de espelta
  • 1/5 c. de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 c. de chá de sal (preferência marinho ou flor de sal)
  • 2 ovos batidos
  • 400 ml de bebida de soja ou outra bebida vegetal (eu usei bebida de aveia)

PREPARAÇÃO

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
  2. Misture todos os ingredientes numa tigela, exceto a bebida vegetal e os ovos, que devem ser misturados à parte.
  3. Envolva tudo e coloque numa forma já forrada com papel vegetal.
  4. Leve ao forno durante cerca de 30-45 minutos.

Sugestões de acompanhamento: por exemplo com azeite e ervas aromáticas, compota, queijo fresco, manteiga de amêndoa ou outros frutos secos, etc.

😉

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