Pequeno-almoço e lanche

Panquecas de linhaça

Estas panquecas têm de facto muitas vantagens: são rápidas de fazer, com ingredientes fáceis de encontrar, saborosas e que ligam bem com diferentes recheios, além de serem super saudáveis, claro! Como só levam claras, tem que ter cuidado para deixar cozinhar muito bem, pois só assim consegue virar a panqueca sem a desfazer. Não se esqueça que é em lume brando. Confesso que as duas primeiras panquecas não me saíram muito bem e demorei um pouco até acertar o tempo de cozedura. Mas depois que acertei ficaram todas muito bem. A receita original é da Doutora Agata Roquette.

Eu acompanhei com fruta (morangos e bananas) e reguei com xarope de cerejas (comprei na loja Celeiro).

Esta é uma boa forma de consumir linhaça logo pela manhã, o que nos faz muito bem! É sabido que a linhaça nos traz muitos benefícios, como os seguintes:

1- Melhoram a qualidade da pele, cabelo e unhas.

2- Reduzem o colesterol e açúcar no sangue.

3- Melhoram a saúde digestiva.

4- Previnem vários tipos de cancro.

5- Ajudam a controlar o peso.

6- Reduz a inflamação do nosso organismo.

(fonte: myprotein.com)

Segue então a receita. Vai ver como é fácil!

INGREDIENTES

  •  100g de farinha de linhaça
  • ½ chávena de claras
  • ½ chávena de bebida vegetal ou leite magro
  • Canela a gosto
  • Adoçante a gosto (ou mel) – eu não coloquei
  • Azeite ou óleo de coco q.b. (para untar a frigideira)

 

PREPARAÇÃO

  1. Coloque todos os ingredientes (à exceção do azeite ou óleo de coco) num recipiente e bata muito bem.
  2. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um fio de azeite ou ½ colher de café de óleo de coco. Utilize um pincel para espalhar pela frigideira.
  3. Quando estiver quente coloque uma concha de massa, moldando em forma de panqueca.
  4. Deixe fritar por cerca de 1,5 minutos, em lume brando, e depois vire a panqueca, deixando fritar do outro lado
  5. Repita este processo para todas as panquecas.
  6. Sirva com fruta, iogurte, queijo, compota ou outro recheio a gosto.
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