Pequeno-almoço e lanche

Granola caseira

Já andava há imenso tempo a planear fazer granola caseira e jurei que de hoje não passava! Então, levantei-me meia hora mais cedo que o habitual e lá fui eu para a cozinha fazer as minhas experiências. Fui adaptando os ingredientes que tinha e seguindo a receita original, que é do livro “As 5 cores da cozinha saudável” da autora Vânia Ribeiro.  Só vos digo que ficou fantástica e com um sabor divinal! É sem dúvida uma alternativa saudável aos tradicionais cereais carregados de açúcar e outras coisinhas más para a nossa saúde. Sem dúvida uma experiência a repetir!

Nota: Tenham só o cuidado de ler a receita toda logo no início, pois eu não o fiz e acabei por adicionar inicialmente as bagas de gogi e os mirtilos à mistura que vai ao forno e, como podem ver na receita, não é assim!

INGREDIENTES

  • 180g de flocos de aveia
  • 100g de frutos secos variados (eu coloquei noz e amêndoa, pois era o que tinha)
  • 30g de sementes de abóbora
  • 20g de sementes de girassol
  • 20g de maça desidratada ( eu optei por mirtilos desidratados)
  • 60 g de xarope de agave (eu coloquei 1 colher de mel)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
  • 1 colher de canela (opcional) – eu não coloquei

 

PREPARAÇÃO

  1. Pré-aquecer o forno a 170 graus.
  2. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
  3. Numa taça misturar os ingredientes secos: os flocos de aveia, as sementes de abóbora, sementes de girassol, os frutos secos e a canela.
  4. Num tacho derreter o óleo de coco e o xarope de agave (no meu caso o mel). Dispor o liquido sobre os ingredientes secos e envolver muito bem
  5. Espalhar a granola no tabuleiro e levar ao forno entre 20 a 30 minutos e mexer a cada 10 minutos para não queimar. Quando a granola estiver dourada retirar do forno, juntar as bagas de gogi e a maça desidratada (no meu caso os mirtilos desidratados)
  6. Deixar arrefecer completamente e guardar num frasco de vidro.

Servir a granola com fruta, leite ou iogurte.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *